Palmeiras x Corinthians: conheça 3 fatos interessantes sobre o clássico

by Brasil Respira

Palmeiras, fundado em 1914, e Corinthians, em 1910, formam uma rivalidade única no futebol brasileiro e mundial. Escolher torcer para um dos dois é saber que há muita emoção envolvida.

Acesse o link onde assistir aos jogos do Palmeiras e se informe sobre os principais compromissos do Verdão. Leia abaixo três fatos interessantes do Derby paulista:

Palmeiras x Corinthians
Foto: Canva/DCI

1- Quem fez mais gols na história do clássico Palmeiras x Corinthians?

Homenageado com louvor no Museu do Futebol, em São Paulo, Cláudio Christóvam de Pinho é o jogador que mais balançou as redes no clássico Palmeiras x Corinthians.

21 gols feitos no Derby, marca jamais alcançada. Cláudio recebeu o apelido de “Gerente”. Sua carreira foi toda dedicada a times paulistas. Defendeu o Santos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. No entanto, ele fez história unicamente no Clube do Povo.

image 9
Foto: Revista A Gazeta Esportiva

Cláudio foi uma inspiração para talentos seguintes do futebol brasileiro. Até hoje, é o maior artilheiro da história do Corinthians, são 311 gols marcados. O atacante também defendeu a Seleção e se sagrou campeão Sul-Americano em 1949.

2- Marcos se adiantou ou Marcelinho Carioca perdeu o pênalti?

Para muitos, o Derby mais louco de todos os tempos. A semifinal da Libertadores de 2000 foi insana e contém uma polêmica que perdura por anos.

O Corinthians levou a melhor no jogo de ida, vencendo por 4×3. Mas toda boa história tem uma reviravolta. O Palmeiras ganhou de 3×2 na volta e levou a decisão para os pênaltis. O que mais poderia acontecer em um duelo que terminou 6×6 no agregado?

O craque Marcelinho Carioca, exímio batedor de falta, viu seu pênalti ser defendido por Marcos. Contudo, o que aconteceu de verdade, o goleiro palmeirense se adiantou no lance ou Marcelinho realmente perdeu o pênalti?

Edilson Pereira de Carvalho, árbitro daquele jogo, fez uma grande revelação sobre este momento que marcou a história do clássico Palmeiras x Corinthians.

“Quando foi para os pênaltis eu já sabia que o Marcos ia se adiantar. Onde estava o Marcos na hora que o Marcelinho ia bater o pênalti? Quase batendo junto… Se avançou muito. Não voltei o pênalti porque senão encerrava minha carreira naquela época”, disse Edilson ao podcast do jornalista Benjamin Back.

O fato é que o Palmeiras se classificou para a final da Libertadores de 2000 e foi vice para o Boca Juniors (ARG), de Riquelme e Palermo.

3- Por que Palmeiras x Corinthians é disputado com torcida única?

Em 2016, um Derby Paulista foi manchado por atos de violência. Brigas entre palmeirenses e corinthianos resultaram em dezenas de feridos e uma pessoa morta. Com gol de Dudu, o Verdão saiu vencedor da partida, mas o assunto futebol acabou ficando em segundo plano. As atrocidades levaram a consequências.

O Ministério Público de São Paulo, junto da Secretaria de Segurança Pública e Federação Paulista de Futebol, decidiu que os clássicos da região paulista sejam realizados com torcida única, isto é, apenas a do time mandante presente nas arquibancadas.

Desde então, essa medida se mantém com o argumento de diminuir a incidência de crimes cometidos em dias de clássico. Hoje, Palmeiras e Corinthians são contra a política de torcida única, mas a recomendação continua. São oito anos assim.

image 10
Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Pode ser do seu interesse:

Sobre

Bem-vindo ao Brasil Respira, sua fonte confiável de notícias diárias, comprometida em manter você informado sobre os acontecimentos mais relevantes do nosso país.

Destaques do mês